Se você trabalha com redes sociais, sabe que todos os detalhes são importantes na hora de construir o perfil ideal. Neste conteúdo, vamos te ensinar a caprichar na biografia para Instagram de forma criativa e que reforce os principais atributos da sua marca.
Uma boa biografia para Instagram é uma das primeiras ações que devem ser desenvolvidas em um plano de redes sociais. Afinal, qual é a maneira ideal de resumir as principais informações de uma marca de forma criativa, que preserve seus principais atributos institucionais e chame a atenção do público?
Pense neste pequeno espaço como a principal oportunidade de conquistar o público de primeira. É basicamente aquela história que diz “a primeira impressão é a que fica”!
Por isso, não ignore o recurso e comece já a desenvolver aquele conceito que resume o que tem de melhor sobre a sua marca. Neste conteúdo, você vai aprender a caprichar na bio a partir dos seguintes tópicos:
- Por que se preocupar com a bio do Instagram?
- Qual é a importância da rede social para empresas?
- Como fazer o conteúdo ideal?
Por que se preocupar com a bio do Instagram?
Listamos agora os principais motivos para investir em uma boa biografia dentro da rede social. Fique atento em cada um deles e entenda quais pontos já podem ser melhorados agora mesmo!
Você alinha as expectativas junto ao cliente
É preciso identificar a importância que um público-alvo, persona e estratégias de audiência bem definidas têm na hora de fechar negócio. Afinal, ninguém quer perder tempo com um usuário que não conversa com a marca ou que tem chances mínimas de conversão.
Uma definição clara a respeito não apenas dos serviços, mas do que as pessoas vão encontrar no perfil, é importante para alinhar as expectativas e eliminar aqueles usuários que não façam sentido no momento.
Além disso, você terá ainda mais certeza do fato de que os novos seguidores estão ali por interesse genuíno. Marcas que mascaram seus serviços ou não falam abertamente sobre eles em um primeiro momento, são prejudicadas a longo prazo.
Isso acontece porque elas até podem atrair um número grande de pessoas inicialmente, mas não demora muito até que os conteúdos sejam compreendidos pela audiência que, por sua vez, terá uma taxa de evasão expressiva.
A informação é entregue de forma clara
Informações como a cidade/estado de atuação, canais de vendas e contato são cruciais para gerar um maior engajamento com o perfil. Se o usuário não faz ideia de onde você está, ou como entrar em contato caso queira fazer a compra, tenha certeza que logo ele buscará por outros perfis.
A clareza em relação a dados técnicos também é um ponto responsável por filtrar e qualificar a audiência. Por isso, pergunte para si mesmo quais são as principais dúvidas que envolvem a sua marca de forma geral e não perca tempo: divulgue-as na biografia.
A atenção do usuário será fisgada rapidamente
Aqui entra muito o que vamos falar sobre criatividade. Biografias extensas, daquele tipo que “falam muito, mas não falam nada” e não apresentam elementos atrativos geram desinteresse.
Lembre-se mais uma vez do que falamos sobre a primeira impressão e saiba que, atualmente, a sua marca compete com milhares de outros perfis na rede.
Quanto mais atrativo for a disposição das informações básicas sobre a sua marca, mais rápido a atenção do cliente é fisgada. E, com a otimização do tempo neste primeiro contato, você terá chances muito maiores de explorar a curiosidade e o interesse do cliente nas postagens do feed e nos stories, por exemplo. Daí vêm as compras!
Qual é a importância da rede social para empresas?
O Instagram, que inicialmente tinha como proposta ser uma rede social para usuários em busca de compartilhar suas rotinas, hobbies e momentos interessantes, se transformou por completo nos últimos anos.
Em pouco tempo, a plataforma ganhou espaço no universo da monetização. Seja com os antigos blogueiros que se transformaram em influenciadores digitais, pequenas marcas em busca de usar o Instagram como plataforma de vendas diretas ou grandes empresas que buscam posicionamento online, a revolução da rede é um fato já aceito pelo público.
Visto como grande plataforma de negócios, então, o Instagram se aperfeiçoou e hoje em dia oferece inúmeros recursos para empresas que buscam crescer na rede.
É o exemplo do Instagram for Business, ferramenta que entrega relatórios e análises completas sobre público, conteúdo e formatos.
Como fazer o conteúdo ideal?
A fórmula do conteúdo ideal não é tão difícil ou misteriosa quanto parece. Ao unir alguns pontos simples, porém cruciais, o resultado final estará pronto para fisgar novos seguidores e também reter quem já é fã da página.
Seja claro sobre a sua proposta
Inicialmente é importante definir de forma clara e objetiva qual é o seu papel na rede social. Vamos pensar em uma loja de aluguel de roupas de festa chamada “O vestido perfeito”.
Se você não apontar na biografia o propósito do negócio e como ele funciona, quem vem de fora pode achar que aquele perfil se trata de uma loja que vende vestidos, por exemplo, ou até mesmo uma página em formato de “microblog” para inspirar leitoras sobre tendências.
Como já adiantamos, pergunte para si mesmo quais são as principais informações que poderiam gerar dúvida no leitor.
Invista em recursos além do texto
Os emojis são os aliados perfeitos na hora de construir uma biografia legal. Além de criativos e chamativos, eles criam um ar dinâmico ao conteúdo, já que um conteúdo somente com texto pode soar “apagado” e se misturar em meio a todas as outras informações do perfil.
Além dos emojis, também é interessante investir em hashtags. Tome cuidado apenas com o excesso: recomendamos no máximo duas em tamanho pequeno.
É importante também que as hashtags já sejam usadas pelo perfil nos posts do feed, já que o Instagram gera links clicáveis na própria bio. Dessa forma, o leitor pode navegar por categorias mais segmentadas de conteúdo!
Ainda pensando no exemplo da loja acima, seria a hora de dividir as hashtags entre vestidos casuais e vestidos de gala. Também vale criar uma tag para que os clientes postem fotos com os produtos e compartilhem em suas redes sociais.
Use as linhas de quebra
Quando digitamos a tecla “enter” (e seus derivados) no Instagram via celular, ele não reconhece o espaçamento entre linhas. Por isso, o texto pode ficar confuso e com a sensação de ser algo muito maior.
Uma tática é usar as linhas de quebra fazendo a biografia pelo computador. Existem também formas de deixar o espaçamento maior, o que deixa o perfil ainda mais bonito visualmente. Neste caso, uma simples busca no Google já te entrega o espaço, que é copiado e colado no Instagram.
Direcione o leitor para algum lugar
Qual será o call to action? Entrar no site? Fazer uma ligação? Seja claro a respeito de onde ele “deve ir” e disponibilize todos os links/dados necessários para que o caminho seja seguido.
Também vale adicionar outras informações “burocráticas” como horário e dias de funcionamento, possibilidade de frete grátis, cupons promocionais ou itens que chamem a atenção daquele possível cliente.
Conte uma história de forma criativa
Não adianta ter aquele estereótipo de “perfil perfeito” caso você não tenha história nenhuma para contar. O público vem se tornando cada vez mais exigente e, em meio à mudanças que vieram junto com a transformação digital, o comportamento de compra também mudou.
Marcas que não conversam de forma genuína têm menos chances de conquistar aquele cliente que vai se encantar e se transformar em um promotor do seu negócio.
Por isso, exponha seus propósitos, valores, essência e personalidade, sempre de forma criativa e diferente do que a concorrência vem fazendo. Estudos de benchmarking podem ser importantes não apenas para descartar ideias, mas também para se inspirar.
Acima de todos os recursos textuais e estratégicos que podem ser usados na rede social, foque na entrega verdadeira de valor para o seu cliente. Isso vai fazer toda a diferença!
Se você gostou das nossas dicas para escrever uma biografia para o seu perfil no Instagram, conheça tudo sobre marketing nessa rede e conquiste ainda mais seguidores!
E aí,
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