WhatsApp Pay é o novo serviço de pagamentos do WhatsApp. De maneira fácil, dentro da janela de conversas, será possível enviar dinheiro por transferências ou realizar pagamentos para contas de empresas no WhatsApp Business. A novidade já está disponível no Brasil.
O Brasil surge como pioneiro no novo serviço do WhatsApp, o WhatsApp Pay!
A nova funcionalidade já está disponível e começa a ser liberada aos poucos aos usuários do app nas versões comum e Business, em todo o país.
A ideia é permitir que transações financeiras como pagamentos e transferências sejam feitas rapidamente e com toda segurança.
Adotando um modelo amplamente já utilizado de pagamentos rápidos e digitais, o WhatsApp promete mudar a vida de pessoas e de pequenas empresas por meio da praticidade.
Agora, com mais um serviço, os pagamentos por smartphones ganharam uma nova possibilidade que, em breve, deve ser liberada para o mundo todo.
Este post mostrará mais sobre a função de pagamentos no WhatsApp e como ela funciona, ao menos nesse início.
No conteúdo a seguir você saberá:
- O que é o WhatsApp Pay
- Quais as vantagens desse serviço
- Qual é o impacto do WhatsApp Pay para pequenas empresas e consumidores
Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
O que é o WhatsApp Pay?
O WhatsApp anunciou a liberação do WhatsApp Pay, novo serviço de pagamentos e transferências que pode ser feito dentro do aplicativo de mensagens. O Brasil, que conta com 1.500 milhões de usuários ativos do app, é o primeiro país no mundo a ter o serviço disponibilizado.
Gradativamente, usuários passarão a ver a ativação da funcionalidade de transferências e pagamentos, que podem ser realizadas diretamente nas janelas de conversa.
A ideia é que, por exemplo, usuários comuns consigam transferir dinheiro para qualquer pessoa de forma automática e ágil, conceito já conhecido globalmente por conta de famosos apps dessa categoria, como o Venmo e o Cash App.
Além de contemplar usuários da versão regular do Whats App, o WhatsApp Pay também estará disponível às contas da versão Business.
Esse é um grande avanço para quem usa a plataforma apenas como atendimento. Agora, com a opção de pagamento, as vendas serão uma possibilidade mais concreta, segura e formal no WhatsApp.
Detalhes e funcionamento
Como você pode conferir nas imagens, tudo é feito em um ambiente ao qual os usuários do WhatsApp já estão acostumados. Na janela de conversa, seja com um amigo, seja com a conta de uma loja, é possível realizar as transações de maneira bastante simples e funcional.
Para começar, tanto usuários comuns quanto contas da versão Business precisão cadastrar suas informações de pagamento no Facebook Pay.
Essa etapa prévia é necessária para que os dados fiquem salvos no banco de dados central, mesmo local que registra informações para cobrança de links patrocinados, Ads no próprio Facebook e também no Instagram.
A partir desse cadastro, o restante do processo é automático. Na hora de realizar o pagamento ou a transferência, basta que o usuário insira um código PIN de seis dígitos para confirmar sua identidade como detentor dos dados de pagamento.
Dependendo do smartphone usado, esse PIN pode ser associado à biometria, dispensando a digitação do código ao pagar.
Pagamento e taxas
Quanto ao pagamento, ainda há certa limitação em relação às instituições financeiras que já estão definidas como parceiras do WhatsApp Pay.
Em um primeiro momento, o serviço está disponível apenas para o uso de cartões de débito e crédito, nas bandeiras Visa e Mastercard, emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.
O WhatsApp, no entanto, reforça que esses são apenas os primeiros parceiros firmados no Brasil. O modelo é aberto para que novas instituições financeiras passem a oferecer a possibilidade aos seus clientes, logo quando conseguirem a associação ao WhatsApp.
Isso significa que não deve demorar para que o WhatsApp Pay seja estendido a outras instituições, alcançando mais pessoas. Os pagamentos, a propósito, serão processados pela Cielo, uma das grandes empresas de pagamento no Brasil que já é amplamente conhecida no mercado.
É importante reforçar quais são os custos desse serviço de transferência e pagamentos. Usuários comuns da versão regular do WhatsApp conseguirão realizar qualquer transação sem nenhum custo.
Já as empresas que receberão pagamentos utilizando o WhatsApp Business terão uma taxa de 3,99%, com o recebimento dos valores das vendas em até 2 dias.
O WhatsApp também definiu uma limitação de uso importante: usuários comuns podem realizar transações de até R$ 1 mil, até 20 vezes por dia e com um limite de R$ 5 mil mensais.
Além disso, as contas comerciais não terão nenhum tipo de restrição, estando livres para receberem pagamentos no volume financeiro e por quantas vezes quiserem.
Quais as vantagens desse serviço?
O WhatsApp Pay traz algumas vantagens importantes e que podem ser grandes facilitadores para o cotidiano de qualquer pessoa que utilize o WhatsApp.
Confira algumas das principais a seguir!
Praticidade
É realmente muito prático poder transferir dinheiro para alguém utilizando a janela de conversas do WhatsApp.
O processo é rápido e muito funcional, dispensando o uso dos apps de bancos, especialmente para valores menores e para transações com pessoas conhecidas, sem a necessidade de processos mais formais.
Segurança
A validação por PIN é o sistema que garante a segurança necessária para proteger cada transação.
Essa autorização funciona praticamente como um código de segurança dos cartões de crédito, sendo uma função que protege sem tornar o procedimento demorado.
Agilidade
O WhatsApp Pay poderá agilizar muito algumas necessidades corriqueiras do cotidiano. Seu amigo pagou a sua parte da conta no bar? Basta transferir na hora o dinheiro para ele usando o WhatsApp.
A rapidez da transação torna tudo mais conveniente!
Qual é o impacto do WhatsApp Pay para pequenas empresas e consumidores?
Se para usuários comuns o WhatsApp Pay será um recurso de praticidade, para pequenas empresas será uma mudança realmente grande. Mais do que nunca, o WhatsApp poderá ser uma plataforma completa, funcionando como mais um canal de negócios.
Se antes o consumidor podia visualizar um catálogo de produtos na janela de contato das empresas, agora ele pode também concluir sua compra ali mesmo, emitindo o pagamento.
Para esses pequenos negócios, a opção a mais de fechar vendas é um grande facilitador que ajuda a gerar mais conversões, tudo com muita praticidade.
Com uma configuração rápida, negócios já estão aptos para começar a usar o serviço, especialmente se já têm seus dados registrados no Facebook Play. O impacto será realmente grande e decisivo, mudando a forma como muitos empreendedores poderão gerenciar pedidos e pagamentos.
Além da possibilidade de faturamento, há também um controle mais fácil, já que tudo poderá ser feito no mesmo ambiente.
Em paralelo, há também um facilitador interessante para o usuário comum na posição de consumidor. O recurso facilita muito a compra e gere uma relação mais dinâmica no contato com os negócios.
Sem dúvidas, o WhatsApp Pay é mais um serviço que veio para ficar, graças à sua praticidade e conveniência tanto para usuários comuns quanto para pequenos negócios. Em breve, todos que estão ativos no aplicativo poderão experimentar os pagamentos e transferências nas janelas de conversa.
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